Manias que me incomodam quando o assunto é livro

3 comments
Olá, Sagamantes! Quem ai também tem manias que em momentos de leitura é sagrado aparecer? Sempre tem alguma coisinha que quando vemos algum leitor fazer, desperta o nosso lado inquietante e aí ficamos loucos porque pensamos "como que ele tem coragem de fazer aquilo" ou "eu nunca emprestaria meu livro pra esse tipo de pessoa". Mas como não queremos julgar ninguém, vou contar pra vocês algumas dessas manias que algumas pessoas acham normal, mas que pra mim, me tiram do sério.

- Marcar o livro com a orelha dele.



Sério, não sei como alguém consegue fazer isso, poxa. A orelha do livro é a continuação da capa, se eu não tenho coragem de fazer algo que marque a capa, então não tem por quê marcar com a orelha. Pra alguns ela é até importante, mas sempre melhor marcar com algum marca - páginas ou até mesmo um fitilho (no futuro eu ensino como fazer um marcador desse com materiais bem acessíveis). Previne que o livro fique com as páginas dobradas em um formato côncavo.


- Usar marca-texto nas páginas.


Deixa isso pra fazer no seu livro da escola ou em alguma apostila, mas no livro? Nãão. Toda vez se eu gosto de alguma citação, eu pego minha agendinha ou bloco de notas do celular e escrevo lá pro caso de eu precisar usar em algum momento. Mas pra mim é inquietante ler um livro que está marcado com essas cores neon ou sublinhados com caneta mesmo, me tira a atenção e acabo descobrindo o mistério todo só por aquele trecho grifado/marcado. Com meus livros eu não gosto de fazer isso, mas minha mãe por exemplo, vive fazendo isso porque é algo que ela gosta, é motivo pra discórdia no meu lar.


- Comer lendo.


Meu amigo, quem foi que disse que livro é alguma espécie de jogo americano que você pode comer alguma coisa em cima dele e deixar cair migalhas nele ou o cheiro do Doritos que vc estava pegando com os dedos e passou nas páginas, não é legal. A graça de ter um livro ou de amar eles como se fossem um filho é preservar todos eles, mas não levem tão a sério, livros são nossos bebês sim, mas eles não precisam ser alimentados.


- Pegar no livro com as mãos sujas.


Acho que não preciso nem explicar o quão isso é horrível né? Deixa pra fazer isso com seu livro didático, mas com nossos romances não. Sempre é bom lermos quando estamos limpos e em paz, sem ter alguém pra incomodar ou roubar o livro da nossa mão sem fazer alguma sujeira. Ninguém quer um livro cheio de terra.


- Conversar comigo enquanto leio.


A pessoa está lá falando e você só no "uhum" pra ver se ela cala a boca, e nada. Tem quem aguente ler e ouvir música ao mesmo tempo, mas ler e ficar no meio de uma conversa chega a ser estressante, você não sabe para onde prestar atenção e muitas das vezes, o livro está mais interessante.

Essas são algumas manias minhas que não suporto, mas há quem goste de fazer, e se é assim que você se sente bem, não pare, mas se o seu sentimento é compatível com o meu, já tenho um carinho enorme por você haha! Se vocês gostaram, digam aí nos comentários algumas manias que vocês não gostam também. Até a próxima!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. amei... é bem tipo isso mesmo... um amigo meu tava lendo Bruxos e Bruxas e ele tinha acabado de comprar um marcador. resultado: quando ele terminou de ler as páginas do livro estavam mais verdes neon que brancas.

    ResponderExcluir