Como conciliar os estudos com as leituras e séries

3 comments
Olá, Sagamantes. Esse ano iniciei o último ano do ensino médio e junto com ele veio muitas responsabilidades. Uma delas é criar uma rotina de estudo para conseguir um bom resultado no vestibular e ingressar na universidade que eu quero ano que vem. Confesso que em um mês tentando organizar essa minha rotina ainda não consegui estabelece-la realmente. Mas vou tentar compartilhar com vocês alguns pontos que eu acho essenciais para deixar nossas vontades organizadas.

Até ano passado eu não possuía rotina de estudos. Fazia somente as atividades que os professores passavam, prestava atenção nas explicações e pronto, já me garantia em fazer uma prova. porém logo após o ENEM, eu percebi que a rotina que eu levava não serviria mais pra mim. Então eu botei na minha cabeça o que eu queria, onde queria e por quê eu queria. Percebi que seria um caminho difícil, e como sei que a recompensa lá na frente vai ser boa, deixei as maratonas em frente ao Netflix de lado e, em troca, assinei meu programa de vídeo-aulas favorito. Foi nesse momento que eu vi que as coisas que eu fazia em frente em um computador mudaram e passei a me dedicar pra alcançar meu sonho. 

2- Dividir seu tempo.

Depois de ter percebido as pequenas trocas que fiz na minha vida, depois de um tempo me deu saudade de atualizar a série que estava lá no cantinho dela, de ler meu livro em outro idioma, então desde daí eu pensei "calma, tenta fazer os dois, vai que você consegue". Como nos estudos, ficar só resolvendo questões, lendo os livros do colégio, ver vídeo-aula, tem um momento que sua mente não aguenta tanta informação. Então se você organizar um tempo pra estudar e conseguir um intervalo para relaxar, super vale! 

Confesso que eu ainda não cheguei em um auge de estudar muitas horas por dia, mas contando o tempo que eu passo estudando sozinha (sem contar o tempo que passo no colégio, tenho 43 aulas por semana, e indo a aulões), eu estudo em torno de 3 a 5 horas por dia, realmente depende muito do meu humor para eu ver que matéria eu quero trabalhar, quando estudo humanas eu gasto pouco tempo (eu não gosto de humanas :c) e quando eu estudo exatas (aí sim <3) eu gasto mais tempo, pois as questões são mais trabalhosas. Então qualquer horário que eu tenho livre dessas horas, aproveito para relaxar. Durante o dia eu leio meus livros e minhas histórias no wattpad e a noite eu uso para ver séries, porém como tenho que dormir cedo, assisto no máximo 5 episódios. 

3- Organizar e aplicar. 

Depois que ter medido na balança o que está ao seu alcance, é só ver os meios pelo qual você vai aplica-los. Eu já expliquei os meus durante o post, mas se você ainda tem a desculpa de "ah não tenho tempo", calma, você tem sim, nem que seja aqueles 15 minutos no caminho pra escola, ou o tempo da troca de um professor para outro, ou meia hora depois do almoço, sempre dá certo, é só você ter disciplina, e isso não vale somente pra quem tá tentando vestibular. Pra quem tem um ensino médio ou semana corrida com atividades físicas, cursos de idioma ou trabalho, tudo depende realmente de como você vai organizar seu tempo, tire um dia, coloque as cartas na mesa e veja o que é prioridade, assim você atinge seu objetivo e ainda fica com o corpo e mente sã.

Espero ter ajudado vocês! Se vocês quiserem, posso mostrar para vocês no futuro como eu organizo minha rotina bem "tabeladinha". E quem quiser compartilhar as experiências próprias, deixem nos comentários, estou ansiosa para conhecer um pouco de cada um de vocês! 


3 comentários:

  1. Adorei o post! Minha vida tem sido assim desde que ingressei no ensino médio e agora, na faculdade, só se intensificou mais.
    É isso mesmo, ler na troca dos professores hahaha perdi a conta de tantas das vezes que fiz isso. E aquele tempinho que você está no intervalo? E o tempinho que você está no ônibus MUAHAHAHAHA tudo LENDO! hahaha adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HHAHAHAHAA VERDADE! me identifiquei total, entrei agora nesse tal de ensino médio e tive que deixar meus livros, séries e filmes de lado (oq me cortou o heart). livros que eu costumava ler em um ou dois dias, agora demoro 1 mês e olha lá para terminar! realmente, o jeito é ler no intervalo de aulas, no próprio intervalo... até o tempo que o professor gasta fazendo a chamada, é um aliado HEHEHEHEH. mas penso que tudo isso vai valer á pena quando sair o resultado de todo nosso esforço! boa sorte pra gente!

      Excluir
    2. HHAHAHAHAA VERDADE! me identifiquei total, entrei agora nesse tal de ensino médio e tive que deixar meus livros, séries e filmes de lado (oq me cortou o heart). livros que eu costumava ler em um ou dois dias, agora demoro 1 mês e olha lá para terminar! realmente, o jeito é ler no intervalo de aulas, no próprio intervalo... até o tempo que o professor gasta fazendo a chamada, é um aliado HEHEHEHEH. mas penso que tudo isso vai valer á pena quando sair o resultado de todo nosso esforço! boa sorte pra gente!

      Excluir