[RESENHA] A Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard

5 comments




Nome: A Rainha Vermelha
Autora: Victoria Aveyard
Gênero: Aventura, Romance, Fantasia, Épico, Distopia 
Ano: 2015
Editora: Seguinte
Nota no Skoob: 4,4
Páginas: 424

A Rainha Vermelha é o primeiro livro da saga A Rainha Vermelha. Que só tem 2 capas reveladas.



Sinopse
O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho? Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.


Sobre o livro:
A Rainha Vermelha é uma distopia, com isso, trata da desigualdade social presente na sociedade do livro. Esta sociedade é dividida em vermelhos e prateados. Os vermelhos são pebleus, humildes destinados a servir os prateados e ser pobres para até a morte, bem como viver em palafitas, na parte pobre e enlameada do país. Já os prateados, eles são ricos, cheios de poderes especiais - controlar o fogo, ler mentes e muitos outros - e governam o país.


Mare Barrow, personagem principal do livro, oriunda de família vermelha, era revoltada contra os prateados, assim como todos os vermelhos, pois vários deles eram destinados a morrer na linha de frente da guerra que ocorria na época ou até mesmo em seus lares, sem ser tratados com relevância. Mare era indignada com o fato de vê sua família sofrendo e seus irmãos indo para uma guerra, da qual poderiam poderiam nunca mais voltar.

O livro possui seus pontos negativos e positivos, porém os positivos se sobressaem. A capa do livro em si, já chama atenção e influência de querer saber o porquê de se chamar A Rainha Vermelha.

Com a evolução da leitura, sabe-se que a menina vai ser especial (é meio obvio). Mare tem seus momentos “eu fiz isso”, “desculpem-me, não tenho outra alternativa”. Cria-se uma expectativa a cada virar de página (pode ser passada de dedo caso seja em formato digital). Tem momentos que parece que tudo vai acabar e quando você pensa que vai acabar, continua.

Em vez de ficar centrado somente em um personagem, foca-se nos demais personagens. O secundário passa a ser o principal. Os personagens secundários são incríveis, principalmente os da família real. A surpresa está presente a cada momento. Todos criamos achismos (defeito de qualquer leitor) e não são correspondidas nossas hipóteses.


Enquanto lia, percebi semelhanças com as seguintes sagas: Divergente, Jogos Vorazes, A Seleção, Game of Thrones, Harry Potter, X-men. Se você já leu uma dessas sagas, tenho certeza que irá identificá-las no decorrer da leitura.

Os pontos negativos são alguns furos aqui e ali, mas nada que influencie na compreensão da leitura, isso dá ao leitor, a chance de lê-lo mais criativamente, e também, a Rainha Elara, personificação do demônio ou anjo caído.


Os pontos positivos é a emoção da leitura, o fato de ter adicionado poderes especiais aos personagens, e as correntes invisíveis que lhe prende a ele. Deixa bastante claro que nem sempre o que se espera de alguém é o que a pessoa pode lhe oferecer. Mostrando que uma mesma causa pode ser seguida, mas motivos diferentes e que o amor é forte, porem as responsabilidades morais podem ser mais forte que eles.


Durante o livro, ocorre uma reviravolta na vida de Mare Barrow, e ela luta para esconder sua origem através de uma grande mentira. E o final é um dos melhores. Quer saber como é? Só lendo! Tá esperando o quê? Vai logo procurar e ler, vale à pena!

Com esse livro pode-se aprender a não confiar cegamente em alguém, que cada resultado tem uma justificativa e que todos temos uma causa. Restando somente uma dúvida: qual seria a sua causa e o quão longe iria para cumpri-la?

Nota do Sagas:

Frases marcantes

“Os deuses ainda governam. Ainda descem das estrelas. Só não são mais gentis”

“E nós vamos nos levantar. Vermelhos como a aurora”

“Prateada e vermelha, e mais forte que ambos”

“Até seu perfume é gelado”

“Todo mundo pode trair, todo mundo”

“É um jogo que não entendo, um jogo que não sei jogar”


Você já ficou sabendo que o livro vai ganhar uma adaptação cinematográfica e que mais livros serão publicados, inclusive contos? Se não, leia a nossa postagem sobre as Novidades sobre A Rainha Vermelha.

5 comentários:

  1. Mais um livro, desse jeito vou ficar pobre kkkkk. Mas parece ser muito bom

    ResponderExcluir
  2. Mais um livro, desse jeito vou ficar pobre kkkkk. Mas parece ser muito bom

    ResponderExcluir
  3. Gostei, estou curiosa sobre esse livro.

    ResponderExcluir
  4. E caramba... Esse livro promete. Super curiosa.

    ResponderExcluir
  5. EU TENHO PROBLEMAS PSICOLÓGICOS CAUSADOS POR MAVEN CALORE

    ResponderExcluir