150 anos de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

3 comments
Alice está completando 150 anos!


E ainda amamos ler sobre as curiosas aventuras da garota no País das Maravilhas. Alguma coisa neste livro o tornou um clássico atemporal, uma história fascinante que alcançou um público muito maior do que as crianças do século 19.

Parte do motivo é que "Alice no País das Maravilhas" foi um ponto de virada na literatura infantil. Os livros mais antigos e outras histórias para crianças tinham o foco voltado a educação moral. A maioria dos livros estava lá para te ensinar como ser um bom garotinho ou uma boa garotinha, em vez de entreter e provocar a imaginação. Mas Lewis Carroll mudou tudo isso em sua obra mais famosa.

Em vez de instruir a criança, Carroll centrou a sua narrativa em uma menina que via o mundo de forma controversa, sendo tudo confuso. Alice dá conselhos de boas maneiras e reprime os habitantes do País das Maravilhas por serem indelicados e loucos. Ela entende que adultos não são confiáveis, são ilógicos e, de certa forma, insanos. É uma reversão completa da maneira com que adultos e crianças eram retratados na literatura.


O resultado é incrível: o humor irreverente do livro apela para a natureza anarquista da criança. Por exemplo, um verso bem conhecido e respeitado daquela época ganha uma paródia do chapeleiro louco. Ele recita: "Brilha, brilha morceguinho/ Brilha bem devagarinho / Desce, desce vem pousar cá/ No bule do meu chá" - clara referência à famosa cantiga "brilha brilha estrelinha" Como resposta, Alice acaba entregando uma versão cômica do poema 'The Old Man’s Comforts and How He Gained Them', de Robert Southe.

A história de Carroll faz piada com o sistema de educação clássico. Alice usa longas palavras que ela mesma não compreende, somente porque elas parecem importantes. Na escola, a Falsa Tartaruga diz que aprendeu "diferentes galhos da aritmética" e "ambição, distração, enfeiamento e escárnio". O motivo pelo sucesso de Alice em várias partes do mundo é mais complexo, mas pode estar relacionado a percepções sobre a essência britânica do livro. O País das Maravilhas tem uma rainha, festas e chás, jogos de croque e empregados domésticos. A visão nostálgica de uma sociedade vitoriana idealizada faz parte dessa atração. São ingredientes que tornaram também Downton Abbey e Harry Potter tão famosos.

Brincadeiras com palavras, humor, paródias e reversão de papéis são os ingredientes de livros atuais hoje como uma herança de Carroll a literatura.

Sempre um enigma?


Cada vez mais leitores exploram o texto, em busca de significados ocultos. Em uma interpretação, a história baseada em um sonho é uma metáfora para uma jornada interior, em direção às vontades incontroladas do subconsciente. Vários personagens perguntam a ela 'quem é você' - e nem sempre ela responde de uma forma clara.

Talvez seja uma alegoria a como é difícil o processo de crescimento, representado pelo despertar literal de Alice no fim da história. A busca por um significado mais profundo tornou a história mais cativante do que todos os aparentes encontros nonsense da garotinha.

Por fim, Alice no País das Maravilhas é um exemplo maravilhoso de 'texto aberto' - um texto que pode significar o que você quer que ele signifique, dependendo de sua perspectiva. Ele se transformou em folclore, em um clássico que adoramos reproduzir. Contos de fadas sobrevivem porque são versáteis: eles podem significar coisas diferentes em contextos diferentes. Alice no País das Maravilhas se transformou em um conto de fadas moderno e, sem dúvida, continuará a ser transformado e adaptado nos próximos anos.


E, enquanto desejamos um feliz aniversário de 150 anos para a Alice, vale a pena lembrar que é uma história escrita por um matemático. Carroll iria adorar saber que seu livro continua sendo um enigma que muita gente tenta resolver.

Por fim, caro leitor, fica aqui para você a maior Charada do Chapeleiro: "Por que um corvo é parecido com uma escrivaninha?"

3 comentários:

  1. Essa história é tão maravilhosa, que não da pra se acreditar que ja tem 150 anos . Uau eu simplesmente estou espantada como a história eh velha e não perde seu encanto, post simplesmente fantástico .. Vocês são demais 😍😍

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nunca li Alice no pais das Maravilhas, e agora me deu muita vontade de lê-lo, amei o post.

    http://leituranomeumundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. 150 anos, que isso ein, isso mostra que quando a história é boa, ela vai longe

    ResponderExcluir